UX Designer deve aprender a codificar?

Thais Souza
3 min readMar 13, 2015

Esse é meu primeiro post aqui no Medium e para quem não me conhece, meu nome é Thais Souza trabalho com UX a mais de 9 anos e antes meu foco era totalmente voltado para Mobile. Participei de app mobile da Cielo,Americanas, Submarino, Shoptime e PSafe Total.

A novidade é que estou saindo desse foco Mobile esse ano e assumindo um novo desafio em minha carreira, que é o de trabalhar na área de inovação em uma empresa de BI aqui no Rio de Janeiro. Minha missão e trazer novidades do mercado e construir produtos que possam ser aproveitados pela empresa. Até aí tudo bem, mas o que isso tem a ver com UX e Front-end?

Calma, já vou chegar lá.

Meu primeiro desafio encontrado aqui na empresa, é deixar um pouco de lado meu foco em Mobile que já estava me acompanhando durante uns bons anos e voltar a trabalhar e acompanhar esse universo WEB. Acho que parei de acompanhar e ler a respeito quando foi lançado o HTML5 e CSS3, que já faz um bom tempo né?

Nesse meu novo desafio, está embutido em uma das minhas funções criar protótipos que possam ser testados e apresentados pela empresa. Como aqui os funcionários fazem mais de uma função para deixar a empresa enxuta e ágil, terei que me deparar com linguagens de Front-End(HTML, CSS, JS entre outras)para construir esses protótipos mantendo sempre o foco no produto e na experiência do usuário claro.

Para muitos da área de UX ter que lidar com programação front-end foge totalmente do objetivo, porém lendo muitos artigos vi que essa realidade de UX que sabe programação front-end não é muito distante, até pelo contrário, esse perfil de profissional tem sido muito procurado pelas empresas.

Como eu sempre gostei um pouco de codificar não estou vendo nenhum problema nisso, até porque curto essa filosofia de empresa mais enxuta, porém é claro, terei uma curva de aprendizado grande nesse meu novo caminho.

Já estou tendo a acesso a novas e velhas experiências como GIT (sistema de controle de versões), o famosos HTML5 e CSS3 e de novidade estou trabalhando em um programa que usa AngularJS (Framework OpenSource da Google para aplicações) e claro Javascript ( que será onde eu terei mais trabalho em aprender, eu acho.)

Eu tenho uma base lógica de programação que ainda está um pouco enferrujada mas já abri minha cabeça para aprender mais sobre essas linguagens e acho que isso pode até melhorar minhas skills de UX. Será?

Bem gostaria de saber a opinião de vocês a respeito disso, quem concorda, quem discorda e quais ferramentas usam para igualar esses lados?

Bem nos próximos posts devo desenvolver mais essa questão de programação front-end/ux e postando aqui o que for aprendendo, como aprendi e como isso está afetando minhas habilidades em UX.

Referências de Estudo:

http://www.codecademy.com/ ( plataforma gratuita)
https://www.codeschool.com/ (plataforma paga)
http://www.amazon.com.br/Javascript-Guia-Definitivo-David-Flanagan/dp/856583719X (livro — Javascript)
http://git-scm.com/book/en/v2/Getting-Started-Git-Basics (GIT)
http://www.w3schools.com/ (uso para dúvidas em geral qualquer linguagem)

Ferramentas que estou usando:

https://panic.com/coda/ (para codificar — MAC only)
http://www.sublimetext.com/ (todo mundo fala bem então estou testando)
http://livereload.com/ (Refresh — com plugin para chrome)
Terminal MAC (Isso está sendo novidade para mim)
http://www.syntevo.com/smartgit/ (GIT Client)

Por enquanto é isso.
Até a próxima,

Thais Souza
@souzaths_

--

--